A formação em alguma especialização de atuação é o desejo de muitos brasileiros, estes que almejam ter uma carreira mais sólida e centrada, conseguindo grande parte de seus sucessos através dos estudos. Apesar desse sonho, muitos não têm condições de pagar altas mensalidades em boas instituições particulares e no final a vaga disponibilizada nas redes públicas é extremamente limitada.

Para solucionar o problema de mão de obra não qualificada o Governo Federal investiu em várias frentes para disponibilizar o máximo de cursos gratuitos possíveis. Um desses meios é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que possui parcerias com diversas instituições particulares e públicas para oferecer cursos técnicos de forma que o aluno não precise pagar nada por isso.

Pronatec 2020

Cursos Gratuitos Pronatec 2020
Cursos Gratuitos Pronatec 2020

O Pronatec sofreu alguns cortes devido à forte crise que se instalou no Brasil desde o final de 2014, porém ainda possibilitará que candidatos se inscrevam para os cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo programa. Para 2020, o Ministério da Educação (MEC) já disponibilizou um investimento inicial de R$ 41 milhões para todos os braços de atuação do programa de acesso ao ensino técnico.

Desse valor investido, grande parte será destinado para as instituições públicas e de ensino médio que possibilitam a formação de novos técnicos. A expectativa é que com R$ 29 milhões seja possível uma abertura de 200 mil vagas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada. O restante seria direcionado para as instituições privadas que são parceiras do programa, como o Sistema S de ensino (Senac, Senai, etc.).

Inscrições Cursos Gratuitos Pronatec 2020

Cursos Gratuitos Pronatec 2020
Cursos Gratuitos Pronatec 2020

O Pronatec não possui apenas um sistema de seleção para os Cursos Gratuitos Pronatec 2020. É possível fazer a inscrição do Pronatec para um dos cursos diretamente na instituição que o está disponibilizando ou então deve haver um encaminhamento através do Sisutec.

Devido a esse fator de descentralização da inscrição é preciso estar atento ao modo operante da instituição que se deseja fazer determinado curso. Por exemplo, se o objetivo é ter uma formação através do Pronatec pelo Senai, verifique se a unidade desejada aceita esse tipo de inscrição e como ela opera para que a matrícula seja feita.

Cursos Pronatec 2020

O Pronatec sempre busca disponibilizar os Cursos Gratuitos Pronatec 2020 para os setores mais carentes de determinada região. Área industriais tendem a ter mais cursos para esse setor, assim como zonas comerciais disponibilizam e precisam de mais vendedores entre outros profissionais que atendem as suas necessidades.

Cursos Gratuitos Pronatec 2020
Cursos Gratuitos Pronatec 2020

O Governo Federal afirmou no final de 2016 que o setor da saúde é um dos que mais receberá atenção do Pronatec nos tempos que se seguem, assim como a área de turismo que vem sofrendo com a falta de profissionais qualificados.

Cursos Gratuitos Pronatec 2020

Todos os Cursos Gratuitos Pronatec 2020 são gratuitos, incluindo os geridos por instituições privadas. Em certos casos, ainda é possível conseguir bolsas de estudo através do Bolsa-Formação.

Fique atento as datas e as vagas do Pronatec, estas que são abertas durante todo o ano, sem restrição de início de período letivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *