O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) serve para que os cidadãos façam cursos técnicos gratuitos. Além disso, nas melhores instituições do país, participando tanto as faculdades públicas quanto as do setor particular. Desenvolvido pelo Ministério da Educação, ele não requisita que se tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, são muitos os cursos técnicos à escolha de quem se inscreve. Anualmente, as instituições podem trocar esses cursos que cadastraram.

Datas Cadastro Pronatec

Cadastro Pronatec 2020
Cadastro Pronatec 2020

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tende a permitir inscrições semestralmente: o cidadão pode fazê-la em junho ou julho e depois em novembro ou dezembro. Porém, é preciso visualizar o calendário do Pronatec para saber em que datas exatas é possível cadastrar-se. Outra opção é contatar a instituição de ensino que participa do Pronatec e perguntar sobre as datas de inscrição. Cabe dizer que também há o Fale Conosco do MEC que é útil para a solicitação de informações.

Cursos Pronatec 2020

Os cursos que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego permite são diversos, com o destaque de que tendem a ser os subsequentes em vez dos cursos integrados; isso quer dizer que a maioria deles são para ser feitos depois do ensino médio concluído.

O programa mostra os cursos técnicos disponíveis apenas quando o cidadão se inscreve. Algumas instituições de ensino podem colocar em seus sites oficiais quais dos seus cursos é incluído no Pronatec ou até responder individualmente para quem as procura.

Caso queira ver a listagem de cursos ofertados, navegue até Cursos Pronatec 2020.

EAD Pronatec 2020

Cadastro Pronatec 2020
Cadastro Pronatec 2020

Apesar de poucos saberem, o PRONATEC também tem cursos à distância. Sendo assim, as pessoas só precisam selecionar essa modalidade quando estiverem fazendo sua inscrição para o programa. O Ministério da Educação tem o que é chamado de Ambiente de Aprendizagem, que é uma área onde os materiais ficam liberados para os estudantes EAD: são materiais escritos, exercícios, videoaulas e outros mais.

Todavia, os estudantes do EAD Pronatec precisarão ir à instituição de ensino. Na qual, fornece o curso de acordo com a periodicidade indicada, principalmente para a realização de algumas provas.

Cadastro Pronatec 2020

O cadastro é realizado no site do Ministério da Educação. O estudante só precisa escolher em qual instituição deseja fazer seu curso: SENAT, SENAI, Rede Federal, SENAR, SENAC ou Rede Estadual. Quando ele seleciona um tipo de instituição, os cursos que ela cadastrou são listados e o aluno pode se inscrever.

Requisitos Cadastro Pronatec 2020

Cadastro Pronatec 2020
Cadastro Pronatec 2020

Pessoas de muitos grupos podem estudar com o Pronatec, mas o requisito obrigatório para todas é ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Além disso, os cursos são proporcionados a quem é ou era bolsista da educação particular, aos trabalhadores, a quem estuda ou estudou nas escolas públicas, a quem está em programas sociais e a quem estuda ou estudou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Ministério da Educação solicita documentos como comprovante de renda ou de escolaridade e carteira de trabalho, para os que atestarem que são trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *